Seja bem vindo!    
 DÚVIDAS  EXAMES  CONTATO
 Histórico
 Corpo Clínico
 Expediente
 Contato
 Localização
 Notícias
 Tour virtual
 Alimentação saudável
 Cuide de seu peso
 Relaxe mais
 Pressão arterial
 Colesterol
 Diabetes
 Fumo
 Álcool
 Sedentarismo
 Sono
 Diabetes
 Hipertensão
 Tabagismo
 Colesterol
 Fatores de risco
 Stress
 Check Up Clínico
 

Prevenção - Tabagismo   

"Muitas pesquisas já constataram que o fumo pode causar câncer do pulmão, agravar as "doenças do coração", aumentar os ritmos dos batimentos cardíacos e a pressão arterial. O fumo não faz bem a ninguém, e todos os fumantes devem fazer todo o esforço para parar de fumar. Quanto maior o número de cigarros e a duração do vício, maior o risco. A nicotina do cigarro aumenta a pressão arterial. Fumar cigarros com baixos teores de nicotina não diminui o risco de infarto. Além disso, o fumo diminui a quantidade de colágeno da pele, o que propicia o envelhecimento precoce."

Como se faz prevenção do câncer de pulmão?

O câncer de pulmão, como a maioria dos tipos de câncer, tem fatores de risco identificáveis.

Alguns desses fatores de risco são modificáveis, ou seja, pode-se alterar a exposição que cada pessoa tem a esse determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver esse tipo de câncer.

Há também os fatores de proteção. Ou seja, fatores que se a pessoa está exposta, a sua possibilidade de desenvolver esse tipo de câncer diminui. Entre esses fatores de proteção também há os que se pode modificar, se expondo mais a eles.

Os fatores de risco e proteção para câncer de pulmão mais conhecidos e que podem ser modificados são:

-Fumo: Consumir tabaco em qualquer forma é o maior fator de risco para esse tipo de tumor. Noventa por cento (90%) das pessoas que fumam cigarros ou assemelhados (palheiros, charutos, cachimbo) desenvolvem esse tipo de câncer. Nunca iniciar a prática de fumar ou, para quem fuma, parar de fumar é uma forma efetiva de diminuir as chances de desenvolver câncer de pulmão. Após 10 anos de abstinência, o risco de desenvolver câncer de pulmão cai em até 50%. Parar de fumar diminui as chances de desenvolver este tipo de câncer inclusive em quem já teve um tumor no pulmão. Atualmente existem medicamentos que ajudam as pessoas a eliminar esse terrível vício. Procure orientação do seu cardiologista ou pneumologista.

-Fumo passivo: Inalar a fumaça que vêm de cigarros ou assemelhados também é um fator de risco para câncer de pulmão. Evitar inalar estas substâncias, principalmente em ambientes fechados, é uma forma de prevenir o desenvolvimento deste tipo de tumor.

-Beta-caroteno: Esta substância é comum em vários alimentos na sua forma natural. Porém, ela também é utilizada como suplemento vitamínico por algumas pessoas, na forma de medicação. Estudos demonstraram que fumantes que utilizam beta-caroteno na forma de suplementação vitamínica têm maior risco de desenvolver câncer de pulmão. Logo, os fumantes, principalmente quem fuma mais de 20 cigarros por dia, diminuem o seu risco de desenvolver esse tipo de câncer ao evitar o uso desta medicação.

Vários estudos têm sido feitos para identificar substâncias que, se ingeridas regularmente, diminuem as chances de uma pessoa desenvolver esse tipo de tumor.

Porém, até o momento nenhum estudo demonstrou real eficácia no uso de substâncias que impeçam o desenvolvimento desse câncer ou de suas lesões precursoras.



Copyright © 2003- Ritmicor - Arritmia e Marcapasso S/C Ltda.
Todos os direitos autorais reservados
 O coração dói?
 Existe colesterol bom e
 ruim?
 Berinjela abaixa o
 colesterol?
 Vinho faz bem para o
 coração?
 O que é marcapasso?
 O telefone celular e o
 forno de microondas
 interferem no
 marcapasso?
 A falta de sono pode trazer problemas para o coração?
 Quando tempo dura um marcapasso?